quarta-feira, 4 de setembro de 2013

árabe não usa arabesco
nem ábaco nem tabasco
como se fossem o mesmo
pimenta adorno e cálculo

---

tem mística plena
nos olhos que olham o olho
da menina
nos olhos
tem mística plena

---

um vaso de pe
túnias
conhece o real

---

não se deixar levar
pelo olho
não se deixar
levar pelo olho
não se
deixar levar pelo olho
levar pelos pelos

---

oh, penas,
penas,
tantas tenho
eu
por que não
então
me fazem voar ao céu?

---

internet
quando ku klux klan virou risada

---

ela em ela
a corrente da
mi'a vida
vai

---

dê de
comer
ao moço

---

fique bem, aí
mova
não fique bem aí
fique bem, aí

---

o que me
expulsa é
que me im
pulsiona

---

poesia
'ssa metáfora ambulante

---

queria mudar
o mundo
foi lá e o
mudou

---

se
apesar de te amar
eu te amo
como?

---

um pássaro voando vale mais
que todos meus poemas
juntos

um pássaro pousado também

---

ironia
é quando o amarelo morde o hipotálamo do teu cérebro
é um dejavú de sentir-se mal
ironia é uma flor que nasce nas dobras da pele
a espera do incriado
o sentido congelado do macaco aranha
é andar pra frente querendo dizer chegue
é um grito de me acompanhe
é um não faz mal

---

vai dormir que teu mal é sono
disse o espelho
a meu olho

---

cans
aço
mundo cão
e duro

---

às vezes penso ''por q
ue não estou com ela?''

às vezes lembro

---

desper
cio

---

sonhei com ela eu
pensei que nunca mais so
nharia com ela eu pens
ava que ela tinha mesmo si
do completamente despej
ada do meu inconsci
ente mas aparente
mente não

---

não importa quão libertário
no fim, teu nível de moralidade conservadora e caretice é dado pela velocidade com que, pelado na janela de casa, corre pra dentro pra se esconder
vergonha é o maior indicador político-ideológico, sociocultural
da humanidade

---

janelas são portas
ainda não crescidas
são portas só pras vistas
janelas são portas que exigem
um pouquinho de vontade do passante
que se espreme na moldura
pra passar
janelas são os olhos da alma
por isso deus fecha tantas portas

pra abrir muitas janelas

---

sol

é a palavra mais alta do mundo

---

uma vez, tinha eu menos de dez, passei a noite numa festa de amigos dos meus pais, brincando com uma menina negra mais nova que eu. Lá pelas tantas, como crianças, começamos a brincar de xingamento - que é uma brincadeira social muito saudável e amplamente praticada, não só na infância. Não lembro se era o nariz ou os lábios que ela tinha um tanto meio tortos, aduncos, me lembrou um papagaio. Chamei. Aí notei um queixo quadradão, coisa de rosto de alemã, mais saliente que retraído. Me lembrou de um macaco, na hora. Chamei. Mas juntei os dois, na brincadeira. Lembro até hoje: queixo de macaco com bico de papagaio'', em repetiçõezinhas musicadas, infantis.

Tomei um esporro da porra. Ela era negra, não podia ser chamada de macaca! Demorei pra conectar meu xingamento de raiz animal com o racismo de origem social. Até porque, tinha o papagaio... acho que a menina nem foi reclamar por eu ter ofendido sua negritude, mas sim porque eu era maior que ela, chato pra caralho e estava ganhando o jogo dos xingamentos (eu era gordíssimo, vale notar. Ela tinha um farto e amplo e rotundo material com o qual trabalhar, não estávamos em condições muito injustas)

Mas, por fim, entendi meu racismo involuntário. Devo ter pedido desculpas, mesmo se ''mas não tinha nada a ver com isso eu tava falando porque mas mas mas...''

Pensei nisso ao concluir que, por mais que o sujeito seja corporativista e contrário à politica em questão, chamar um negro de ''escravo'' não pega bem. Mesmo que ''escravo'', nesse caso, não fosse - como eu acredito que não tenha sido - necessariamente amostra de racismo.

Só de estupidez. Eu tinha menos de dez. As médicas cearenses, espero, não.

---

pelo remédio caseiro da vó benta
pelas ervas curativas pela rezadeira
pelo pajé pelo xamã pelo acupunturista
pelo pai estralando a espinhela caída
chá de boldo pra curar ressaca
boldo amassado amargo pra curar ressaca braba
pela bendição contra o mal-olhado
pela reza pela preza pela água benta energizada
pelo alho contra inflamação e contra cataflan
pela aliança esquentada na palma pra curar tersol
pelo sol
pra curar o resto

---

por que todo mundo quer
sempre entender de tudo?

faça um café
e fique quieto.

---

hoje de novo zarpo
zarpo novo de hoje
não paro não paro
não paro
estrada me engloba o globo
hoje de novo movo

Nenhum comentário:

Postar um comentário