sexta-feira, 6 de setembro de 2013

e então ela vem
com um sorriso e
quebra aos pedacinhos
a máscara de minha face

e então ela vai
como quem não sorrisse
como quem não levasse
meu rosto consigo

e então não consigo
sorrir aos pedaços
nem um riso inteiro
que não reparasse

que da minha face
caldo de onde venho
só há um lamento
no poço em que nasce

---

ex
tre
mece

---

enquanto engoma a calça, de ednardo
deus me proteja de mim, de chico césar
paulinho da viola
dorival
tudo em rubem braga
visagem em murilo mendes
gil gilberto
veloso em grande parte
sabença em quintanares
e mais um monte
mais
são de uma infinidade tal
que nunca acabam
.são demais

---

No sonho, perguntei para as crianças que brincavam nos telhados o que elas faziam lá em cima:

- É o lugar que temos, agora. A civilização está muito espalhada.

[versão livre e distorcida, porque de memória, de um dos textos do Livro dos Sonhos, de Jack Kerouac]

---

caetano, 2013, black bloc

caetano, 1968, vocês não estão entendendo
nada

um ano complementa o outro

é uma circularidade desgramada

filhos de uma estética
ética
política torta
,numa boa

é proibido proibir
mas hoje não tem fernando pessoa

---

não quero sequer
uma rosa uma flor
uma pétala nenhuma pétala
em meu túmulo

meu corpo morto não sou
eu morto não sou meu corpo
e não eu não valho uma flor

por isso que valho tanto

---

perguntou a estrela
que faço?

cometa
respondeu o astro

---

pérolas aos porcos
capitalistas

esse sistema não é mesmo
uma delícia?

---

o que posso fazer além de
sorrir?
só rir

---

você tem uma fé inabalável
incrível
uma fé no futuro
impressionante
você tem

ela me disse
e eu
de fato tenho

---

nenhuma rua é sem saída
pra quem sabe olhar pra cima

(a menos que termine num túnel
se a rua termina num túnel
lascou-se tudo)

---

e então todas as portas se fecharam
todos os sons
em meus ouvidos só os toques de outros sinos
outros tons de outro hemisfério
o silênco musicado
o mistério
do então de quando as portas se fecharam
e estive quieto
sem ti por perto
mas também sem furacão

---

[decolar
em portugal
descolar
em espanhol
despegar

falta
acho
pro avião do brasil
um tanto mais da noção
desapego

mas nem só pro avião
mas nem só pro brasil]

---

[Brasil, querido

polícia estúpida
governantes mais-estúpidos
ferreira gullar ultra-estúpido

vocês se importariam de parar
com os absurdos?

é que, sabe,
eu estou tentando ler aqui
fazer outras coisas da vida
e não ficar só
lamentando
e lendo vossos pronunciamentos
vossos relinchos

Brasil, querido
pode ser ou tá difícil?]

---

sen
ti
minto

---

u
ma
más
car'
hu
ma
na

---

eu deveria
deveria
dever
ia
ia
devir

---

tinha um caminho
no meio da pedra
no meio da perda
um carinho

---

as narinas são o inspiro
deus divino ar
mistício amster
dam
entradas para um novo mun
do velho
o respiro é o desterro
do amanhã

---

você vai e escreve
você não, eu, mas você vai
e escreve
que a fada é um fada é um homem velho e
bravo
e crianças escutam
e dançam
como um fada
- uma não
como um -
e ele passa
a ter bem mais graça que a sininho
pôde ter

veja você
depois que escreve
e que escutam
e que elas dançam
as crianças dizem logo
a seus pais
- não a suas mães
mas a seus pais -
que eles bem podem bem ser
melhor, que devem ser
fadas também

e aí vem você me dizer
que contos de fadas
não dizem nada
sobre o real
nem vem
você

---

burocracia é a chance
la da ignorân
cia limitada

---

toda pessoa é uma máscara
toda identidade social
é uma máscara
toda máscara hipócrita
é máscara
e é máscara a máscara
não hipócrita também
a sociedade é uma máscara
a sociabilidade é outra
máscara é
uma máscara é
uma farsa
se boa ou se má
tanto faz
máscara é, e sem mais

mas
mascarada
mascarada é uma festa

---

mascare-se
contra o
massacre

---

independência ou
morte
e esse foi um claro caso
em que o ou
o-oh
conjunção de alternativa
incluiu
e disse assim
- e ainda vem
dizendo
ainda sim -
independência e morte
cambada

infeliz
mente

---

a liter
atura
está n
aa mão

---

eles vêm com porrada
pancada e ódio
eles vêm com horror
e com imbróglio
eles vêm
de pouco em pouco
e às vezes tudo de uma vez
eles vêm e estão errados
argumento de otoridade
eles vem chutando o saco
prendendo matando
botando no saco mesmo
no saco preto
eles já vêm na maldade

Nenhum comentário:

Postar um comentário